Close

Assistência e Desenvolvimento Social

Assistência e Desenvolvimento Social

Acolhimento Institucional

A Unidade de Acolhimento Institucional Salão do Encontro em Vespasiano – MG, nasceu com o propósito de ampliar a atuação da organização na área de assistência e desenvolvimento social, tendo como objetivo garantir às crianças e adolescentes abrigadas todos os direitos e dignidade antes violados.

A organização atua com um projeto político-pedagógico diferenciado, fundamentado na metodologia de educação e formação humana já desenvolvida pela instituição há mais de quarenta anos, seguindo a legislação vigente quanto ao atendimento de alta complexidade, como: o Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária (PNCFC) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Características do Público Atendido: Crianças e adolescentes com idades de 0 a 17 anos e 11 meses, afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva, em função de abandono ou pelo fato das famílias estarem temporariamente impossibilitadas de cumprirem suas funções de cuidado e proteção, até que seja viabilizado o retorno ao convívio com a sua família de origem ou para família substituta.

Número de Acolhidos: Média de 50 crianças e adolescentes


Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com Idosos

 

 

 

 

 

 

O Programa de Atendimento a Idosos é a realização do Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, voltado para pessoas da terceira idade com deficiências, que procuram se integrar à sociedade através de atividades de socialização e socioculturais, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos participantes.

 

Objetivos do Grupo

  • Contribuir para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo.
  • Assegurar espaço de encontro para idosos e encontros intergeracionais de modo a promover a sua convivência familiar e comunitária.
  • Detectar necessidades, motivações e desenvolver potencialidades e capacidades para novos projetos de vida.
  • Propiciar vivências que valorizem as experiências e que estimulem a condição de escolher e decidir, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia social dos idosos.
  • Desenvolver mecanismos e ações que estimulem a participação em atividades educacionais e informativas sobre os temas da terceira idade.


Características do Público Atendido:
Idosos e pessoas com algum tipo de necessidade especial, sendo ela física, mental ou intelectual.

Número de Atendimentos: O programa assegura a presença de até 65 participantes.


Apoio à Moradia

O Programa de Apoio à Moradia desenvolvido pelo Salão do Encontro foi criado para atender às necessidades de famílias de baixa renda, inicialmente assistidas pela instituição, que não possuem casa própria.

Trata-se de um conjunto habitacional, com casas de alvenaria e espaço verde para jardim e horta, construído em parceria com a Prefeitura Municipal de Betim e Associação Infantil César Augusto Paschoalin.

A construção do condomínio, no bairro Bom Retiro, foi concluída em 2007. Atualmente, são 44 casas de até três quartos que abrigam mais 120 pessoas.

 

Atendimento Psicológico

Com o propósito de promover sua missão de desenvolvimento humano, o Salão do Encontro conta com a parceria de um profissional em psicologia que atua diretamente com crianças e adolescentes participantes dos programas de atendimento.

Atualmente, é desenvolvida a Terapia Cognitivo Comportamental Infantil e Adolescente – TCC, onde os alunos são encaminhados pela coordenação pedagógica das unidades do Salão do Encontro para serem avaliados e, se necessário, atendidos gratuitamente.

Além desse profissional em psicologia, a instituição conta com o apoio da “Clínica Escola” da Faculdade Pitágoras.