Biblioteca Comunitária Salão do Encontro

Biblioteca Comunitária
Situada na sede da instituição, a Biblioteca Comunitária Salão do Encontro é reconhecida e registrada como um Ponto de Leitura do Ministério da Cultura. Com um espaço de 83m2, é um ambiente que estimula o prazer pela leitura, por meio de acesso à um acervo rico e diversificado. O local é aberto à comunidade e atualmente seu maior público são crianças e adolescentes.
A leitura é um dos principais instrumentos utilizados pelo Salão do Encontro, fortalecendo o processo de formação social, cultural e intelectual às pessoas de todas as idades.
Em 2008, a Instituição foi agraciada com a premiação de um ponto de Leitura, do edital do Ministério da Cultura, denominado Ponto de leitura Machado de Assis em reconhecimento ao projeto Leitura nas Mangueiras.
Em 2009, foi criada uma sala de leitura, com objetivo de organizar todo o acervo da Instituição e o acervo recebido. Essa sala passou a ser utilizada pelos alunos e suas famílias, professores e colaboradores do Salão do Encontro. Em parceria com o município, foram destinadas duas funcionárias, uma bibliotecária e uma técnica de biblioteca para execução dessa tarefa. Se formava ali a primeira biblioteca do Salão do Encontro.
Neste mesmo ano, o Salão do Encontro se juntou à outras três instituições com objetivos e atuações semelhantes, para a criação do Polo Ler & Ler, sendo apoiado pelo Instituto C&A, trabalho que se tornou referência no município e região, atuando no fortalecimento do Plano Municipal do Livro e Literatura e da rede de Bibliotecas de Betim.
Em 2010 o Grupo EPO doou a construção de um novo espaço para a Biblioteca, com área equivalente à 83m2, ampliando às atividades e a qualidade do atendimento neste espaço.
No ano de 2011, a biblioteca ampliou suas ações externas, sendo a de maior destaque com participação no 16o Concurso FNLIJ os Melhores Programas de Incentivo à Leitura junto à crianças e jovens de todo o brasil – 2011, realizado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, sendo o Projeto Leitura nas Mangueiras, vencedor, reconhecido como uma das duas melhores iniciativas do Brasil.
A Biblioteca Comunitária Salão do Encontro é um espaço aberto ao público e busca estimular o prazer pela leitura, por meio de acesso à diferentes títulos, disponibilizados de acordo com a faixa etária. É um local que atualmente possui como seu maior público crianças e adolescentes participantes dos programas de educação infantil e complementar desenvolvidos pelo Salão do Encontro, além de jovens e adultos da comunidade.