Close

Educação Complementar

Educação Complementar

O Programa de Educação Complementar é direcionado para crianças e adolescentes oriundos de escolas do município, que buscam na instituição, no período contraturno, oficinas e atividades extracurriculares, visando ampliar o conhecimento e estimular o raciocínio através da recreação e ludicidade.

São oferecidas atividades como: circo, aulas de canto, jogos pedagógicos, esporte, educação ambiental, acompanhamento escolar e diversas oficinas. O programa é desenvolvido em duas unidades de atendimento: Sede e Filhote.

Nessas unidades, os pilares e os fundamentos das atividades estão alicerçados pelos órgãos regulamentadores e pela metodologia instituída pelo Salão do Encontro, primando pela qualidade, arte e beleza.
Principal objetivo: Oferecer atividades complementares, contribuindo para a formação cidadã dos educandos, ampliando seu conhecimento, desenvolvendo o raciocínio lógico e estimulando a continuidade na formação educacional.

Características do Público Atentido: Crianças e adolescentes com idades entre 6 e 14 anos.

 

Espaços e Módulos de Aprendizagem na Escola Complementar

 

Sala de Apoio Escolar

Local destinado ao apoio escolar onde os monitores ou professores acompanham e auxiliam a realização das tarefas escolares, pesquisas e trabalhos, além de oferecer atividades que complementam o trabalho realizado na escola regular.

Essas ações também contribuem para aquisição do senso de responsabilidade e valores para convivência, além de promover concentração, formação cidadã, persistência, assimilação de conteúdos e disciplina.

Setor de Artes Integradas

Complementando as atividades da escola regular no contraturno, as crianças e os adolescentes atendidos por esse programa desenvolvem oficinas de iniciação circense, construção de brinquedos de madeira, cestaria com fibras recicláveis, tear chileno, tapeçaria de sisal, bordados diversificados, crochê, costura, pintura e decoupage.

Todas essas atividades promovem a coordenação motora, criatividade, paciência, persistência, trabalhos manuais, técnicas para produção artística, concentração, senso de responsabilidade, valores para convivência, formação cidadã, persistência e disciplina.

 

Informática

Atividade que promove a inclusão digital por meio do aprendizado do uso da tecnologia, onde os alunos são estimulados a ampliarem seus conhecimentos e habilidades no uso de softwares e aplicativos, bem como a aquisição de conhecimento por meio ferramentas digitais de informação, comunicação além de trabalhar a coordenação motora; paciência; persistência; conhecimentos em informática.

 

Construção de Brinquedos de Madeira, Tear Chileno e Tapeçaria de Sisal

 Essas oficinas visam capacitar os alunos dentro dos conhecimentos e das técnicas de uso do tear chileno e sisal, construção de brinquedos em madeiras recicladas, habilitando-os para criação e confecção de brinquedos, peças decorativas e utilitárias.  Além disso, essas atividades promovem o desenvolvimento de habilidades motoras, da criatividade, expressão artística e consciência quanto à ecologia social.

 

Quadra Esportiva

 Espaço destinado às atividades coletivas como iniciação esportiva, atividades recreativas e culturais, além da realização de eventos, encontros, dinâmicas e momentos de lazer. Nesse ambiente, todos os dias é realizado o acolhimento das famílias na chegada e saída dos alunos. Durante a realização dessas atividades, as crianças e os adolescentes adquirem disciplina, força e resistência, orientação espacial, trabalho em equipe através de brincadeiras direcionadas, disciplina e organização.