Close

Educação Infantil

Educação Infantil

A Educação Infantil é realizada na sede da instituição, tendo como proposta pedagógica ofertar educação de qualidade para crianças de até 5 anos de idade, pautada nos princípios do cuidar e educar, respeitando os princípios éticos, políticos e estéticos, cumprindo sua função sociopolítica e pedagógica.

As atividades desenvolvidas são fundamentadas nos pilares da metodologia idealizada pela fundadora Professora Noemi Macedo Gontijo, de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Principal objetivo: Acolher, educar e cuidar das crianças de forma indissociável, respeitando a integralidade desse processo, nas dimensões afetivas, cognitivas, físicas, sociais e culturais, garantindo assim o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como direito a dignidade, brincadeira, convivência e interação com outras crianças.

 

Objetivos específicos:

 

  • Promover oportunidades de crescimento social, enriquecimento cultural e desenvolvimento de conceitos de cidadania.
  • Estimular reflexão crítica da sociedade, construindo conhecimento e saberes para a percepção como parte integrante do meio e por ele responsável.
  • Promover a capacidade de utilizar as diversas formas de linguagens do mundo contemporâneo de maneira crítica e criativa.
  • Desenvolver atitude de investigação, reflexão e crítica em relação ao conhecimento, promovendo o autoconhecimento.
  • Aprimorar a capacidade de construir novos conhecimentos.
  • Compreender os processos da natureza e da consciência ecológica, valorizando, cuidando e se responsabilizando individual e coletivamente pela vida.
  • Contribuir para a construção da autonomia.

A rotina das crianças está organizada de forma a contemplar as áreas de conhecimento previstas na Educação Infantil:

  • Matemática
  • Linguagens
  • Natureza e Sociedade
  • Movimento

 

Características do Público: Crianças de 0 a 5 anos do município de Betim.

 

Espaços e Módulos de Aprendizagem na Educação Infantil

Creche

Os espaços destinados ao Berçário e às Creches I e II são variados e permitem a aquisição de vivências corporais e o desenvolvimento do brincar e do imaginário.

O contato com a natureza e com experiências de práticas sociais de cuidado e autocuidado, a apropriação e produção de conhecimentos e a ampliação de seu universo cultural possibilitam que as crianças corram, pulem, subam, desçam, escorreguem, se escondam, desenvolvendo a motricidade e psicomotricidade.

A instituição busca oferecer um atendimento maternal às crianças, para que em seu processo de formação sejam atendidas suas necessidades básicas e relacionais em um clima de afetividade.

 

Creche 1: Casa com 3 ambientes, arejada e coberta por telhados de cerâmica. Atividades: hora do descanso; banho; troca de fraldas.

Fachada da Creche – Vista dos jardins e janela do dormitório e berçário. Atividades desenvolvidas: brincadeiras livres e direcionadas; leitura de histórias, divisão e compartilhamento de tarefas realizadas em uma casa.

A oficina é realizada em uma casa bem arejada, com sala acoplada, varanda e janelas. Atividades: tecelagem; fiagem; descaroçamento de algodão; enrolar ou desenrolar os novelos de lã.

Funciona em uma varanda ampla, com chão feito de cimento liso, onde as crianças podem sentar e brincar à vontade. Atividades: brincadeiras individuais e coletivas de construção e montagem; brincadeiras para contagem.

Com amplas janelas, o local possui dois ambientes acoplados a duas varandas. Atividades: coleta de materiais da natureza; reutilização de materiais recicláveis; fabricação de tintas para utilização nos trabalhos; pinturas, desenhos, colagens e outros trabalhos de artes plásticas.

Setor que integra o Parque. É ao ar livre, cercada de árvores e brinquedos. Atividades: brincadeiras.

Lona de circo colorida, com picadeiro e arquibancada de tábuas de madeira, para cerca de 500 pessoas. Atividades: chegada e acolhida dos alunos; brincadeiras; contação de histórias com fantoches; exercícios de circo, como mágica, cama elástica, perna de pau e outros.

São 4 salas, com capacidade, cada uma, para 25 alunos. Todas bem arejadas, com quadro negro grande, quatro mesas, cadeiras, estantes, cabideiros e uma mesa para o professor.

Espaço dedicado especialmente para os momentos de diversão Atividades: banho de sol; brincadeiras livres.

Local bem arejado e para uso coletivo, com muitas estantes e prateleiras com livros. Atividades: contação e leitura coletiva de histórias; brincadeiras e cantigas; empréstimo de livros.