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Educação Infantil

Educação Infantil

A Educação Infantil é realizada na sede da instituição, tendo como proposta pedagógica ofertar educação de qualidade para crianças de até 5 anos de idade, pautada nos princípios do cuidar e educar, respeitando os princípios éticos, políticos e estéticos, cumprindo sua função sociopolítica e pedagógica.

As atividades desenvolvidas são fundamentadas nos pilares da metodologia idealizada pela fundadora Professora Noemi Macedo Gontijo, de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

 

Principal objetivo: Acolher, educar e cuidar das crianças de forma indissociável, respeitando a integralidade desse processo, nas dimensões afetivas, cognitivas, físicas, sociais e culturais, garantindo assim o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como direito a dignidade, brincadeira, convivência e interação com outras crianças.

 

Objetivos específicos:

  • Promover oportunidades de crescimento social, enriquecimento cultural e desenvolvimento de conceitos de cidadania.
  • Estimular reflexão crítica da sociedade, construindo conhecimento e saberes para a percepção como parte integrante do meio e por ele responsável.
  • Promover a capacidade de utilizar as diversas formas de linguagens do mundo contemporâneo de maneira crítica e criativa.
  • Desenvolver atitude de investigação, reflexão e crítica em relação ao conhecimento, promovendo o autoconhecimento.
  • Aprimorar a capacidade de construir novos conhecimentos.
  • Compreender os processos da natureza e da consciência ecológica, valorizando, cuidando e se responsabilizando individual e coletivamente pela vida.
  • Contribuir para a construção da autonomia.

A rotina das crianças está organizada de forma a contemplar as áreas de conhecimento previstas na Educação Infantil:

  • Matemática
  • Linguagens
  • Natureza e Sociedade
  • Movimento

 

Características do Público: Crianças de 0 a 5 anos do município de Betim.

Espaços e Módulos de Aprendizagem na Educação Infantil

 

Creche

Os espaços destinados ao Berçário e às Creches I e II são variados e permitem a aquisição de vivências corporais e o desenvolvimento do brincar e do imaginário.

O contato com a natureza e com experiências de práticas sociais de cuidado e autocuidado, a apropriação e produção de conhecimentos e a ampliação de seu universo cultural possibilitam que as crianças corram, pulem, subam, desçam, escorreguem, se escondam, desenvolvendo a motricidade e psicomotricidade.

A instituição busca oferecer um atendimento maternal às crianças, para que em seu processo de formação sejam atendidas suas necessidades básicas e relacionais em um clima de afetividade.

 

CRECHE – Os espaços destinados ao Berçário, Creches I e II, são variados e permitem a aquisição de vivências corporais, o desenvolvimento do brincar e do imaginário.

CRECHE – A instituição busca oferecer um atendimento maternal às crianças, para que em seu processo de formação sejam atendidas suas necessidades básicas e relacionais em um clima de afetividade.

CRECHE – O contato com a natureza e experiências de práticas sociais de cuidado e autocuidado, a apropriação e produção de conhecimentos e a ampliação de seu universo cultural, possibilitam que as crianças corram, pulem, subam, desçam, escorreguem, se escondam, desenvolvam a motricidade e psicomotricidade.

FAZENDINHA – É um espaço onde brincar de casinha é coisa séria, através da produção de receitas, separação de sementes e representação da família, as crianças aprendem conceitos matemáticos e o respeito à diversidade das várias estruturas familiares.

TECELAGEM – Tecer sonhos é uma prática deste setor, onde as crianças no enrolar e desenrolar dos novelos desenvolvem habilidades motoras, visuais, concentração e criatividade.

CERÂMICA – Na singeleza do barro é possível desenvolver a concentração, coordenação motora fina e grossa, expressão de desejos, sentimentos e ideias, além das possibilidades de transformar o imaginário por meio desta arte.

BIBLIOTECA – Neste espaço a ludicidade está presente em todas as ações desde a contação de história individual e coletiva, incentivo à leitura, desenvolvimento da linguagem oral, memorização, estímulo do sistema sensorial, visual e auditivo. Além de realizar ações que envolvem as famílias e comunidade nos projetos desenvolvidos.

PARQUE – Através de brincadeiras e jogos livres as crianças desenvolvem suas possibilidades corporais, equilíbrio, superação de desafios, resistência física, autonomia, autoconfiança, socialização e cooperação.

CIRCO – Espaço dedicado à acolhida das crianças onde o imaginário potencializa a expressão corporal, disciplina, concentração, equilíbrio físico, espacial e emocional. Atuando com iniciação circense, música, dança, brincadeira e teatro.

PINTURA – A partir da utilização de recursos naturais desenvolve-se o cuidado com a natureza desperta a consciência ambiental, estimula a coordenação motora, criatividade, estímulo ao sistema sensorial de cores e texturas, coletividade, sensibilidade e senso estético, além das técnicas para produção artística.

MONTAGEM – Espaço sustentável com materiais reaproveitados da oficina de marcenaria onde pedaços de madeira tornam-se elementos de aprendizagem de conceitos matemáticos, organização, classificação, cooperação e criatividade.

MANGUEIRA – Espaço aberto utilizado para contação de histórias, musicalidade, teatro, desenvolvimento da linguagem oral, artística, memorização, favorecendo o desenvolvimento da imaginação e criatividade.