Close

Iniciação Profissional

Curso Coletivo Jovem

O Projeto Coletivo acontece em parceria com o Instituto Coca Cola Brasil, comunidades e organizações sociais. Em Betim, o Salão do Encontro foi a única instituição selecionada para implementação do núcleo.

Iniciação Profissional

Projeto Coletivo

O Projeto Coletivo acontece em parceria com o Instituto Coca Cola Brasil, comunidades e organizações sociais. Em Betim, o Salão do Encontro foi a única instituição selecionada para implementação do núcleo.

É um espaço de encontro e aprendizado, que acolhe a diversidade. A metodologia desenvolvida conta com a parceria da Fundação Roberto Marinho, feita para trocar ideias, potencializar talentos e gerar oportunidades para o acesso ao primeiro emprego e ao mercado de trabalho. Durante o processo de formação, os participantes seguem um itinerário formativo, seguindo uma trilha de aprendizagem em conhecimento técnico e prático nas áreas de Marketing e Vendas, Comunicação e Tecnologia e Eventos, além de conhecimento para a vida e carreira dos participantes, como: Elaboração de currículos, documentação, orientação para participações em Processos Seletivos, Autoconhecimento e Automotivação, Engajamento e Organização, Comunicação e Criatividade, Igualdade de Gênero e Direitos Humanos.

Principal Objetivo: Oferecer cursos nas área de Marketing e Vendas, Comunicação e Tecnologia e Eventos, assegurando oportunidade de inserção no mercado de trabalho.

Características do Público Atendido: Jovens com idades de 15 a 30 anos.

Número de Atendimentos: Anualmente, o projeto realiza a formação de 480 jovens.

Curso de Artesanato

O Salão do Encontro mantém viva a tradição do artesanato mineiro, uma das mais ricas e expressivas vertentes da arte popular. Pela preservação das tradições culturais, a organização alcançou o registro de Patrimônio Cultural Imaterial de Betim, mantendo preservadas as Oficinas de Formação de Artesãos. As modalidades oferecidas resgatam a tradição do fazer artesanal e estimulam a criatividade dos participantes.  Os cursos serão realizados por meio de patrocínios culturais e acontecerão pontualmente na sede da instituição. Atualmente, novos projetos estão sendo elaborados para viabilizar o retorno dessas atividades.

Dentre as novas propostas de trabalho da organização, os cursos irão além do ensino das técnicas manuais. O objetivo será promover a formação e estruturação de grupos produtivos com competências para o trabalho artesanal, formação para o empreendedorismo e desenvolvimento social.

Essa nova proposta visa prover oportunidades para as famílias saírem da condição de pobreza extrema e trabalharem o resgate da autoestima, a integração e a socialização. E, sobretudo, visa oferecer um meio para obtenção de sua autonomia econômica. Muito além dos convívios em grupo, a proposta é criar Unidades Produtivas Sustentáveis a médio e longo prazo.

Cursos oferecidos pelo Salão do Encontro: Marcenaria de Brinquedos Pedagógicos Artesanais; Tear Mineiro; Tear Chileno; Tear de Sisal; Cerâmica, Confecção de Flores e Arranjos; Confecção de Bonecas de Pano; Cestaria em fibras ecológicas e Oficina de Bolhas.

Mais informações sobre os cursos: contato@salaodoencontro.org.br

Oficina de Iniciação à Panificação

 

O curso de Iniciação à Panificação acontece na Unidade Filhote, no Bairro Laranjeiras em Betim, e visa capacitar mães e pessoas da comunidade na elaboração de produtos de panificação, nas suas diversas formas de apresentação, fazendo uso de diferentes técnicas, com matéria-prima de preparo específicas, respeitando normas de higiene e segurança, para oferecer produtos de qualidade.

A formação é direcionada para pessoas acima de 18 anos, possui uma carga horária de 20 horas, com turmas de 5 pessoas.

Principal Objetivo: Promover qualificação profissional a pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade econômica ou social, contribuindo com sua formação para o trabalho, ampliando suas possibilidades e perspectivas de trabalho e renda.

Mais informações sobre os cursos: contato@salaodoencontro.org.br