www.salaodoencontro.org.br
Em 1970, Dona Noemi, apoiado pelo amigo Frei Stanislau Bartold, decidiu combater a pobreza e a miséria, levando oportunidades à população carente de Betim, cidade que cresceu de forma desordenada, resultando em sérios problemas sociais.
No local foi construído inicialmente um pequeno galpão rústico, funcionando uma cozinha e um grande refeitório, onde se distribuía sopa para as pessoas que necessitavam. Em pouco tempos, devido as necessidades observadas na região, o foco do Salão voltou-se para a oferta de trabalho, iniciando as atividades produtivas com duas mulheres tecelãs da comunidade. Assim, nasceram as oficinas artesanais e, em pouco tempo, os artigos produzidos ganharam notoriedade por sua qualidade e bom gosto.
Com as mães trabalhando, surgiu a demanda por um espaço para inserção dos filhos, ocasião em que, em uma pequena sala, com 30 crianças, começamos as atividades do pré-escolar, cujo sonho era ampliar o atendimento para toda a região.
A concretização do sonho só foi possível com a ajuda de Dona Risoleta Neves, que intermediou a concessão de um terreno de 70.000 m2 por parte do Governo do Estado de Minas Gerais. Em 2015, o município de Betim concluiu o processo de doação definitiva do imóvel.
A sede do Salão do Encontro é o espaço mais antigo da organização, com quase cinco décadas de fundação, desenvolve atividades e ações que fizeram com que a instituição se tornasse reconhecida no Brasil e exterior como referência em projeto educacional e social, mantendo viva as tradições culturais do estado e uma metodologia de ensino diferenciada. Situada no bairro Santa Lúcia, Betim/MG, a matriz da entidade é o local que atualmente atende um maior número de pessoas através dos Programas de Educação Infantil, Educação Complementar, Iniciação Profissionalizante, Assistência e Desenvolvimento Social e Biblioteca Comunitária.
Copyright 2017 Salão do Encontro - All right reserved.