Close

O Salão do Encontro é uma associação de direito privado, fundada por Noemi Gontijo, professora de artes, e pelo Frei Franciscano Stanislau Bartoldi, que se uniram com a intenção de auxiliar famílias da periferia de Betim.

Em 1970, em parceria com os moradores, iniciaram as atividades. Em pouco tempo, perceberam a necessidade de ampliação dos trabalhos realizados. Foi então que, além das refeições, tiveram a iniciativa de criar oficinas de arte com teares de tecelagem manual e algumas bancadas para trabalho com couro.

Com a nova alternativa de trabalho, surgiram outras demandas que fomentaram as ações educacionais para os filhos dos colaboradores do Salão. De início, era uma turma de 30 crianças de pré-escola. Ao longo desses 46 anos, esse cenário mudou significativamente, e atualmente participam diretamente do programa educacional, com creche, pré-escola e ação complementar, cerca de 950 crianças, estendendo o serviço para toda a comunidade.

Desde a década de 1980, os projetos educacionais tornaram-se prioridade, sendo um caminho eficaz para a solução de diversos desafios enfrentados na região. Atualmente, as atividades são realizadas em três unidades da instituição: Sede e Filhote, atuando principalmente nas atividades de Creche, Pré-escola e Escola Complementar, e Unidade Vespasiano, com o atendimento em Acolhimento Institucional.

Neste conceito, a organização está realinhando suas atividades através de um planejamento estratégico voltado para a modernização administrativa, com sustentabilidade social e financeira, garantindo assim a continuidade dos propósitos da sua missão.

Sobre

Missão

Desenvolver ações estratégicas que garantam o acesso à educação, cultura e a capacitação para o trabalho de pessoas com baixa renda e/ou com deficiência, atuando em todos os pilares do núcleo familiar, pais, filhos e avós, promovendo redução da desigualdade social e o crescimento do indivíduo e da comunidade

Visão

Ser a base orientadora onde a comunidade construirá seus conceitos fundamentais e humanísticos, através da educação, da arte e da liberdade, aplicando uma gestão administrativa responsável, transparente, inovadora, e mantendo diuturnamente o compromisso com a qualidade.  

Valores e Princípios

A busca da transparência nas ações, persistência de propósitos, respeito à diversidade e à igualdade de oportunidades, a valorização da beleza e do senso estético, a ética nas relações, a valorização da prática como elemento gerador de conhecimento, a valorização dos trabalhos e ofícios feitos pelas mãos, a crença na arte como veículo de promoção do ser humano, o altruísmo e a empatia, são valores que norteiam nosso caminhar

Programas

Educação Infantil

A Educação Infantil é realizada na sede da instituição, tendo como proposta pedagógica ofertar educação de qualidade para crianças de até 5 anos de idade, pautada nos princípios do cuidar e educar, respeitando os princípios éticos, políticos e estéticos, cumprindo sua função sociopolítica e pedagógica.

(more…)

Educação Complementar

O Programa de Educação Complementar é direcionado para crianças e adolescentes oriundos de escolas do município, que buscam na instituição, no período contraturno, oficinas e atividades extracurriculares, visando ampliar o conhecimento e estimular o raciocínio através da recreação e ludicidade.

(more…)

Assistência e Desenvolvimento Social

O Salão do Encontro possui como um dos eixos norteadores de suas ações o resgate dos direitos e da dignidade humana, oferecendo oportunidades para a inclusão e desenvolvimento integral às pessoas de todas as idades.

(more…)

Iniciação Profissional

As ações do programa de iniciação profissional acontecem nas unidades de Betim, oferecendo diferentes oportunidades de capacitação para jovens e adultos, contribuindo para sua inserção no mercado de trabalho e ampliação da renda familiar.

(more…)

Biblioteca Comunitária

Situada na sede da instituição, a Biblioteca Comunitária Salão do Encontro é reconhecida e registrada como um Ponto de Leitura do Ministério da Cultura. Com um espaço de 83m2, é um ambiente que estimula o prazer pela leitura, por meio de acesso à um acervo rico e diversificado. O local é aberto à comunidade e atualmente seu maior público são crianças e adolescentes.

(more…)