Banner Notícias

Principal / Notícias

< Voltar às Notícias

Patrimônio

Publicado em: 02/04/2024

Autor: Salão do Encontro

Memorial Noemi Gontijo tem agenda aberta para o público

Memorial Noemi Gontijo tem agenda aberta para o público

Memorial Noemi Gontijo tem agenda aberta para o público

Espaço dedicado à trajetória da fundadora do Salão do Encontro conta com programação especial em abril, com rodas de conversa e visitas guiadas
Em Betim, não há quem não conheça Noemi Gontijo, que chega ao seu centenário com a alegria de poder ser homenageada ainda em vida, com a inauguração do Memorial Noemi Gontijo.
A antiga Casa de Hóspedes, localizada na matriz do Salão do Encontro, no bairro Angola, foi totalmente restaurada e transformada em um espaço dedicado a preservar as memórias de sua fundadora, compondo o circuito patrimonial do Salão do Encontro, reconhecido como Patrimônio Imaterial do município de Betim.
Estão expostos no Memorial um acervo riquíssimo de peças pessoais de Dona Noemi, além de objetos que contam a história da instituição.
“Cada espaço da casa foi pensado nos mínimos detalhes: jardins que oferecem paisagens cheias de beleza, amplas varandas que celebram os encontros e cômodos internos pensados para contar detalhes de cada momento da trajetória de Dona Noemi”, destaca a gerente de Projetos e Mobilização de Recursos, Lourdes Leite. 
A inauguração do Memorial Noemi Gontijo reforça a estratégia do Projeto Semeando Cidadania, Saber & Cultura, patrocinado pela Petrobras através do projeto Petrobras Socioambiental, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, que tem como das frentes de atuação a educação patrimonial.

Programação especial do mês de inauguração

Ao longo deste mês de abril, o Memorial Noemi Gontijo oferece à comunidade uma programação especial, totalmente gratuita, com rodas de conversas e lançamento de obras literárias.
No dia 16 de abril, às 9 horas e 30 minutos, o historiador e coordenador de patrimônio da Secult Betim, André Bueno, trará um bate papo com o tema Patrimônio Cultural e sua importância na preservação da memória e história.
Na semana seguinte a programação conta com a presença da historiadora Ana Cláudia Gomes, no dia 23 de abril, às 14 horas, abordando o tema Salão do Encontro como bem cultural patrimonial de Betim. E no dia 24 de abril, às 14 horas, haverá lançamento do livro Fazendas Mineiras, da historiadora Ana Maria Nogueira.
A visitação guiada também pode ser agendada de segunda à sexta, das 9h às 16h, pelo e-mail visitas@salaodoencontro.org.br.

Matriz

Rua João da Silva Santos, nº 34

Angola, Betim/MG/MG

CEP: 32.604-086

Telefone

(31)

3532-4911

Whatsapp

(31)

9 8879-5277

© 2022 Salão do Encontro - Todos os direitos reservados.